Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2010

.Do bem e doutras coisas...

Eu e a minha mana não temos estado muitas vezes juntas nos últimos tempos. Ainda assim, quando estamos, dedicamos uma boa parte do tempo a espicaçar-nos. ‘Nunca me ligas’, ‘liguei-te mais vezes que tu a mim’, ‘só me ligas para pedir favores’ e argumentos muito parecidos são atirados uma à outra, meio a sério, meio a brincar. Nós, que os dizemos e os ouvimos, sabemos que isto não é nada, que é só porque gostamos muito uma da outra, e passados cinco minutos já estamos bem – para quem nos ouve, como a minha mãe, é que não é bem assim.

Eu e a minha mana não temos estado muitas vezes juntas nos últimos tempos. E, por isso, na véspera do último feriado combinámos um jantar para por a conversa em dia. Saí do trabalho, parei em Alenquer para beber um capuccino com a madrinha, e segui para a zona do tornado – Santarém, para jantar com a menina. E claro que, entre as garfadas no chinês, também soltámos os argumentos do costume. Muito à conta das minhas gargalhadas no meio da conversa séria.

A minha mana nunca ligou muito à escola, nunca nos disse o que queria ser quando fosse grande até terminar o 12º, e nunca lhe conhecemos muitos interesses. De repente, chega à faculdade, as notas sobem a pique, faz voluntariado, formações e coisas do género, e dedica-se a causas de crescidos. Olhar para ela a falar de coisas sérias, com o tom de voz que empresta sempre a estas situações, enquanto gesticulava com as mãos, só me fazia rir. E não era um riso de desdém, ou de qualquer outra coisa má, era de orgulho, mas acho que ela não percebeu muito bem.

A minha mana, que este ano passa a ser uma senhora-animadora-sóciocultural-e-educadora-comunitária, está muito crescida. Está a estagiar na Cais. E uma das minhas gargalhadas veio daqui, eu desculpava-me porque uma das minhas mudanças da nova vida crise-económica-pessoal é ter deixado de comprar a revista Cais, que comprava desde que me lembro de vir a Lisboa. E ela explicava-me que eu não me devia preocupar, que ela e a colega estão a desenvolver um projecto que vai ajudar as pessoas que a associação acompanha a ter outra fonte de rendimentos. E isto é uma coisa muito séria, e importante, mas só me fazia rir. De orgulho.

Eu e a minha mana não temos estado muitas vezes juntas nos últimos tempos. Mas hoje vamos estar. A iniciativa é da Cais, o convite da mana. Hoje vou ter o meu primeiro dia de voluntariado. Dizia isso mesmo à mãe, e ela, no seu tom rápido e sucinto, disse-me logo: “Ai rapariga, não te preocupes com isso. Não fizeste isso, fizeste outras coisas boas, que para o mal, felizmente, nunca te deu”. E eu quero acreditar que sim.

Eu e a minha mana não temos estado muitas vezes juntas nos últimos tempos. Mas quando estamos é bom. E é para fazer coisas boas. Como sempre, como hoje.

 

 

RTP online

Associação "Cais" distribui pão e bebidas quentes no Martim Moniz

2010-12-16 | 20:38:09

A caminho do Natal, há este ano um olhar especial para as iniciativas de solidariedade. A crise sugere uma outra preocupação para com os mais desfavorecidos. No Martim Moniz, em Lisboa, há até Domingo, distribuição gratuita de pão e bebidas quentes. É uma iniciativa da Associação Cais, com o sugestivo título de Pão de todos; pão para todos.

http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Associacao-Cais-distribui-pao-e--bebidas-quentes-no-Martim-Moniz.rtp&headline=20&visual=9&article=400095&tm=8

 

 

 

 

Estou:
tags: , , ,
L. às 13:25
link | comentar | favorito
1 comentário:
De Seve a 27 de Dezembro de 2010 às 16:13
Não vos vejo a cara mas vejo bem a perna....

Ó manas estas coisas da caridade são uma treta...ainda não viram que a caridade interessa aos interesses!

Seve

Comentar

.Eu

.pesquisar

 

.Dezembro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Agora

. .Feliz Natal e um 2019 ch...

. .Das mães

. .Hoje

. .2

. .Hoje morreu um homem bom

. .Ela

. .22

. .Dos fins de semana bons ...

. .Adeus, Inderal! [com ima...

. .O batizado da Aurora

. .A caminho dos 19

. .A queda

. .I'm sixteen going on sev...

. .O nosso ovo

. .Da culpa

.Ontem

.tags

. todas as tags

.Mundo

blogs SAPO

.subscrever feeds