Quarta-feira, 3 de Setembro de 2008

.D. Maria

 

 

No outro dia deixei-me dormir. Acordei mais tarde, sem tempo para lavar o cabelo nem para escolher a roupa. Restou-me prendê-lo num elástico e vestir a primeira coisa que tirei da gaveta. O resto do dia não correu muito bem. Sentia-me mal, sem força, feia. Correr para apanhar os transportes enquanto me tentava equilibrar em cima de uns Fly, mal ter tempo para almoçar, aturar jornalistas, reuniões com o director, ler notícias más, chegar tarde a casa.

Obriguei-me a sair ao almoço. Comprei endurecedor de unhas, creme esfoliante e máscara para a cara. Quando cheguei a casa, enchi a banheira com mais espuma do que água, meti máscara no cabelo e na cara, e limei as unhas naquele banho que durou o tempo necessário para me fazer recuperar a auto-estima.

Nesse dia, caiu um avião. Acompanhei todas as notícias. As histórias por detrás da história. As que nos tocam mais do que as imagens em que vemos um avião a cair. As que nos mostraram que estavam pessoas ali. Pensei nos 5 voos que tinha feito na viagem aos Açores, nas 9 que o C. fez para Timor, e em como éramos uns sortudos, uns "sobreviventes", nas palavras de alguém.

À noite, fui com o C. a casa da D. Maria. É a senhora que passa a nossa roupa a ferro. Não a conhecia. Tem ar de avó. Fiquei sem perceber se aquilo que estávamos a fazer era uma forma de ajudá-la ou só de cansá-la mais. Tinha uns olhos azuis daqueles que mostram tudo quando querem fazê-lo e que se fecham a cadeado com um simples gesto. Mostrou-me o ferro novo. Abraçou-me. Com muita força. Desejou-nos sorte e depois começou a chorar. Apontou para uma foto, ao lado, onde se via o rosto de um casal abraçado que se beijava. "É a minha filha e o meu genro: ele morreu primeiro, ela algum tempo depois, deixaram-me um netinho, venha vê-lo". Dei um passo na direcção daquela porta aberta, disse olá com o maior sorriso do mundo e tentei mantê-lo quando o vi. Jogava, em frente ao pc, e não olhou para mim. Respondeu a medo, sem desviar os olhos. Nos breves segundos que o meu pé esteve naquele quarto, demorei-me nele. O cabelo muito seco, seco demais. A pele toda queimada. Talvez um acidente, um fogo, não sei. Era um miúdo, 14 anos, no máximo. Voltou a abraçar-me, a D. Maria. Só me saiu "mas, pelo que vejo, tem uma avó cheia de força". Palavras fúteis. Entrei no carro a tremer. Tremi enquanto lhe acenava, até a deixar de ver naquela curva.

À noite, quando me deitei, não consegui deixar de pensar na D. Maria. E de deixar cair umas lágrimas. Eu, fútil mais uma vez, a fazer com que o bem-estar do meu dia dependesse de um cabelo solto, de umas unhas arranjadas, de uma cara sem borbulhas, de uma pele sem celulite.  E pessoas reais lá fora. Com coisas a sério. Com tanto azar, tantos acidentes, tantas preocupações reais, a lutarem e a mostrarem o melhor sorriso ainda assim. Fraquinha, fraquinha, senti-me eu. Ao pé dela, da D. Maria.

tags: ,
L. às 23:06
link | comentar | favorito
3 comentários:
De tcfc a 4 de Setembro de 2008 às 13:16
Por vezes passamos o dia a dizer que a nossa vida é complicada e sonhamos com uma vida "cor-de-rosa", mas depois em determinados momentos chegamos à conclusão que a nossa vida é mesmo "cor-de-rosa" comparando com a vida de outras pessoas que têm uma vida mais complicada e triste e nao se lamentam tanto e têm força para seguir sempre em frente... Há dias assim... continuo a ler-te ;)
De david. a 9 de Setembro de 2008 às 17:27
Também continuo a passar por cá... =P
De Marta a 23 de Setembro de 2008 às 20:17
Por vezes são aqueles que nos parecem mais frágeis que têm mais força para continuar a viver...

=)

Comentar

.Eu

.pesquisar

 

.Dezembro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Agora

. .Feliz Natal e um 2019 ch...

. .Das mães

. .Hoje

. .2

. .Hoje morreu um homem bom

. .Ela

. .22

. .Dos fins de semana bons ...

. .Adeus, Inderal! [com ima...

. .O batizado da Aurora

. .A caminho dos 19

. .A queda

. .I'm sixteen going on sev...

. .O nosso ovo

. .Da culpa

.Ontem

.tags

. todas as tags

.Mundo

blogs SAPO

.subscrever feeds